O Estado de S. Paulo

Biles abre caminho para Rebeca

Estrela americana confirma a desistência da final individual geral e brasileira é uma das candidatas ao pódio na competição de hoje

GINÁSTICA ARTÍSTICA

Simone Biles desistiu mesmo de participar da final individual geral da ginástica artística da Olimpíada de Tóquio. A retirada foi confirmada ontem pela Federação de Ginástica dos Estados Unidos. A disputa das medalhas será hoje, às 7h50 (horário de Brasília), e a desistência aumenta as chances da brasileira Rebeca Andrade na competição.

“Após uma avaliação médica adicional, Simone Biles se retirou da competição individual geral final nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a fim de se concentrar em sua saúde mental”, disse, por comunicado, a federação americana. Em 2016, no Rio, ela conquistou a medalha de ouro na prova. Jade Carey será a substituta da estrela.

Não está descartada a participação de Biles nas finais por aparelhos, a partir de domingo – ela se classificou para a decisão de todos os aparelhos e é atual campeã olímpica no salto e no solo e tem um bronze na trave. Mas ela passará por avaliações até la.

“Simone continuará a ser avaliada diariamente para determinar se participará ou não das finais de eventos individuais da próxima semana. Apoiamos de todo o coração a decisão de Simone e aplaudimos sua bravura em priorizar seu bem-estar. Sua coragem mostra, mais uma vez, por que ela é um modelo para tantos”, disse a entidade.

A ginasta de 24 anos já vinha dando indícios há algum tempo de que está sofrendo por problemas emocionais e na terça-feira abandonou a final por equipes depois de perder uma tentativa de salto com duas voltas e meia. Ela fez apenas uma volta e meia e marcou 13,733 pontos, ficando atrás das compatriotas Grace Mc Callum e Jordan Chiles.

A equipe dos EUA começou sem sua estrela nas três rotações finais (barras assimétricas, trave e solo) e conquistou a medalha de prata, atrás do time do Comitê Olímpico Russo (ROC). Os EUA tentavam o tri da modalidade.

Biles afirmou que tomou sozinha a decisão de desistir para não prejudicar suas colegas. E confirmou que a pressão sobre sua performance está afetando sua saúde mental em Tóquio. “Assim que eu piso no tablado, sou só eu e a minha cabeça, lidando com demônios. Tenho de fazer o que é certo para mim e me concentrar na minha saúde mental e não prejudicar minha saúde e meu bem-estar. Há vida além da ginástica”, disse.

Ontem, Biles compartilhou a mensagem de sua ex-preparadora física Andrea Orris com o título: “Por que devemos apoiar a decisão de Simone Biles de desistir das finais por equipes”. “Fico frustrada ao ver comentários sobre Simone Biles não ser mentalmente forte. Estamos falando da mesma garota que foi molestada pelo ‘médico’ de sua equipe durante infância e adolescência, ganhou o título do Campeonato Mundial mesmo com uma pedra nos rins, trei- nou um ano extra du- rante a pandemia, além de obstáculos que podemos nem mesmo conhecer”, diz trecho da mensagem. “Ela merece respeito. Ela merece compaixão. Ela não merece nenhum julgamento.”

Chances de Rebeca. A desistência de Simone Biles aumenta as chances de medalha para Rebeca Andrade. A brasileira conseguiu a segunda melhor pontuação da etapa de classificação no individual geral, ficando atrás justamente de Simone Biles. Rebeca ficou com 57,399 pontos, enquanto a americana fez 57,731. A paulista de 22 anos também avançou às finais no solo e no salto.

Hoje, a final vai ser disputada por 24 ginastas. A primeira prova é do salto (Rebeca é a segunda a se apresentar), seguida das paralelas (é a primeira). Na trave, a brasileira será a última a competir e depois a penúltima a ir ao tablado para a exibição no solo.

Rebeca Andrade chega à final em condições de brigar pela medalha de ouro depois de passar por várias cirurgias, três delas no joelho, a última em 2019.

A ginasta de 22 anos diz estar preparada para buscar o pódio. “Esses Jogos Olímpicos não estão sendo um sonho, mas coloquei como objetivo. Se tivessem sido somente um sonho, não estaria aqui hoje. Porque sonho foi em 2016, os meus primeiros Jogos”, disse Rebeca.

‘Simone Biles merece respeito, compaixão. Não merece nenhum julgamento”

Andrea Orris, EX-PREPARADORA

FÍSICA DE SIMONE BILES

Toquio 2020

pt-br

2021-07-29T07:00:00.0000000Z

2021-07-29T07:00:00.0000000Z

https://digital.estadao.com.br/article/282089164807342

O Estado