O Estado de S. Paulo

Infectologista vê as novas medidas ‘com cautela’

/ RAFAELA BARBOSA, ESPECIAL PARA O ESTADÃO

• Raquel Stucchi, infectologista da Unicamp e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia, entende que o anúncio feito pelo governo estadual ainda não traz tranquilidade à população. Após mais de um ano de pandemia, ela avalia que o anúncio de um possível fim pode ser perigoso, se feito de forma precoce. Apesar de cerca de 78% da população acima de 18 anos já ter tomado pelo menos uma dose, ela vê as mudanças “com cautela”. “É um número que não nos dá conforto quanto à flexibilização”, explica a infectologista.

O anúncio de flexibilização pode mudar o cenário. Apenas 21% da população do Estado está completamente imunizada. Segundo Raquel, isso não é suficiente para impedir o crescimento de novos casos da variante Delta no País. “Precisaríamos ter, para ficarmos tranquilos, uma vacinação completa de 70% a 80% da população, mas estamos muito longe desta cifra.” Acrescentou que esse cenário pode favorecer aparição de novas variantes.

Raquel ainda destaca a importância de usar outros países como exemplo do que deve ou não ser feito. Segundo ela, o Brasil não aprendeu as lições que deveria. “Mais uma vez, parece que vamos desafiar a realidade vivenciada pelos outros países”. E prossegue: “A vacinação não é capaz de controlar a pandemia se não ocorrer universalmente.” O anúncio de ontem, enfatiza a infectologista, mexe com a vontade da população de reencontrar amigos, abandonar as máscaras, mas é preciso cautela.

Metrópole

pt-br

2021-07-29T07:00:00.0000000Z

2021-07-29T07:00:00.0000000Z

https://digital.estadao.com.br/article/281930251017390

O Estado