O Estado de S. Paulo

As ‘small caps’ e o retorno da economia

•✽ MARCO SARAVALLE ✽ É SÓCIO-FUNDADOR DA SARA INVEST E COLUNISTA DO E-INVESTIDOR

OProduto Interno Bruto (PIB), divulgado há poucos dias pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem mostrado o fôlego que o País está tomando para retomar o pré-crise da pandemia de covid-19. A vacinação (mesmo que em processo lento em relação a outros países do mundo) tem possibilitado que os estabelecimentos voltem aos poucos às suas atividades. Além disso, estímulos como a volta do auxílio emergencial também contribuíram para a retomada dos negócios. As ações da bolsa de valores conseguiram sentir o otimismo em volta da economia brasileira. Foram oito altas consecutivas no Ibovespa e a máxima histórica, acima dos 130 mil pontos.

O mar não está bom só pra peixe grande. Mas não foi apenas o Ibovespa que bateu recordes: o índice SMLL, que replica as ações de empresas de menor capitalização de mercado, ou seja, as “small caps”, superou o précrise como também sua máxima histórica, superior aos 3.200 pontos.

Com as frequentes quedas na taxa Selic – em patamares muito menores do que nos últimos 10 anos –, o mercado de ações tem cada vez mais se sentido confortável em aderir mais riscos em seus investimentos, com um movimento migratório da renda fixa para a renda variável, em troca de um prêmio maior. E vai além: procura as “pimentinhas” do mercado (ações com maior risco/retorno) que, historicamente, sempre recompensaram quem não tem aversão ao risco.

Efeito dominó da economia. O segundo ano de pandemia já mostra sinais de recuperação de alguns setores, em síntese aqueles que tiveram suas atividades totalmente interrompidas com as medidas de isolamento social, tal qual shoppings, bares e restaurantes, setor aéreo, de entretenimento e turismo. Companhias do setor aéreo, como a Azul, já conseguem ver significativa melhora em seus balanços e a volta da confiança dos consumidores em utilizar seus serviços.

As projeções apontam para a recuperação da economia brasileira como um todo, mas o cenário ainda pode ser melhor do que as revisões. É possível ver bons sinais dessa retomada agora no curto prazo: as arrecadações federais com resultados surpreendentes diminuíram a dívida bruta do governo, assim como a forte demanda por commodities e empresas, que foram bem no primeiro trimestre de 2021, deixam uma luz no fim do túnel para os brasileiros. Trata-se de uma população que vem cada vez mais se adequando principalmente ao mundo remoto e se adaptando ao “novo normal”.

A tal da reabertura econômica não é apenas benéfica para as ações da Bolsa de Valores. Com 14% de desempregados, o empreendedorismo crescia em meio ao caos. O impulso dessa retomada, especialmente para as empresas menores, é significativamente importante para a geração de emprego e renda.

Isto é, quando uma empresa de menor capitalização aumenta sua produtividade, o salto que a companhia tem é muito mais expressivo tanto para si, com o aumento da competitividade do setor, como para a sociedade, pois consegue aumentar o nível de funcionários e, consequentemente, a renda dos indivíduos. Sim, a economia é um efeito dominó!

Economia

pt-br

2021-06-14T07:00:00.0000000Z

2021-06-14T07:00:00.0000000Z

https://digital.estadao.com.br/article/282132114390934

O Estado