O Estado de S. Paulo

João Doria vê vacina como seu ‘Plano Real’

ALBERTO BOMBIG TWITTER: @COLUNADOESTADAO COLUNADOESTADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/

João Doria acredita que a vacinação dos paulistas e dos brasileiros estará para ele como o Plano Real esteve para FHC na campanha de 1994: tornou o então presidenciável do PSDB conhecido em todo o País. O governador de São Paulo não desistiu do sonho de ocupar o Planalto e planeja usar as prévias tucanas como oportunidade de viajar pelo Brasil, sempre aos finais de semana, levando a mensagem da vacina. O terceiro pilar de sua nova estratégia é cuidar da própria casa, aumentando investimentos em São Paulo e visitando com mais frequência o interior.

» Nacional. O entorno de Doria acredita que o empenho dele pela Coronavac e pela Butanvac será uma plataforma nacional que os tucanos Geraldo Alckmin, em 2006 e em 2018, e José Serra, em 2010, não tiveram.

» Nacional 2. Ou seja, “paulistanizar” a campanha presidencial com imagens de metrô e de obras viárias em São Paulo não basta, diz o time de João Doria.

» Tá on? Antes há o desafio das prévias. Apesar de o Bandeirantes não considerar Tasso Jereissati um nome “pra valer”, o senador pelo Ceará está animado.

» Tá off? Os analistas mais rodados no mundo político, porém, acham que João Doria tem muita rejeição, o que, neste momento, inviabilizaria sua candidatura.

» Professor... Otto Alencar (PSD-BA) tem colhido frutos do destaque na CPI da Covid. Aliados já se animam com a projeção que a comissão deu a ele: avaliam que o senador, agora, pode até mesmo se candidatar ao governo da Bahia.

» ...Otto. “Meu objetivo nunca foi ter destaque. Minha intenção sempre foi apurar a negligência do governo na pandemia. Não sei ainda se terá influência na eleição do próximo ano, porque a política muda rapidamente, pra melhor ou pior”, disse Otto à Coluna.

» Tamo... O secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, adotou um bordão ao final de cada encontro semanal que tem com todos os laboratórios produtores de vacina.

» ...aqui. “Se tiverem doses sobrando em algum lugar, nos avisem que temos interesse”, costuma dizer ele.

» Rumo... O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), não participou recentemente de um culto evangélico com Bolsonaro em Anápolis (GO). A ausência gerou especulações.

» ...a 2022. O presidente levou a tiracolo o líder do PSL na Câmara, Major Vitor Hugo (GO), citado como nome para concorrer ao Palácio das Esmeraldas.

» Business. Marcos Molina, da Marfrig, contratou um advogado em Brasília com bom trânsito em gabinetes do Judiciário. Quer desatar nós e evitar problemas com o governo na compra de 31,7% da BRF, negócio de mais de R$ 7 bilhões.

» CLICK. O “sapinho-pingo-de-ouro” vive entre altitudes de 700 a 1000 metros acima do nível do mar. A espécie atinge menos de dois centímetros em idade adulta.

» Boa... Uma nova espécie de “sapinho-pingo-de-ouro” acaba de ser descoberta na Mata Atlântica, no trecho paulista da Serra do Mar. Até recentemente, eram conhecidas apenas cinco espécies do animal.

» ...notícia. O estudo que encontrou os sapinhos em São Paulo foi liderado por Thais Condez, da Universidade do Estado de Minas Gerais, com o biólogo Leo Malagoli, da Fundação Florestal de São Paulo.

COM MARIANNA HOLANDA E PEDRO VILAS BOAS. COLABOROU ELIANE CANTANHÊDE.

Política

pt-br

2021-06-14T07:00:00.0000000Z

2021-06-14T07:00:00.0000000Z

https://digital.estadao.com.br/article/281715502563222

O Estado