O Estado de S. Paulo

CPI solicita auxílio da Receita para nova fase

ALBERTO BOMBIG TWITTER: @COLUNADOESTADAO COLUNADOESTADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/ COM MARIANNA HOLANDA

Renan Calheiros (MDB-AL) requisitou dois auditores da Receita Federal para auxiliar nos trabalhos da CPI da Covid. O pedido não foi especificado: caberá ao órgão destacar os servidores. No entorno do senador, a presença de auditores é tida como especialmente importante para a fase de quebras de sigilos bancários e fiscais. Até o momento, a CPI tem se dedicado a colher depoimentos e buscar indícios suficientes que embasem as próximas medidas. O relator já conta com a ajuda, desde o início dos trabalhos na comissão, de três auditores do TCU.

» De boa. Ainda não há previsão do comando da CPI sobre a eventual pedido de ajuda para a Polícia Federal.

» Protegido. A leitura entre senadores do “G7” da CPI sobre o cargo que Eduardo Pazuello ganhou no Palácio do Planalto: o presidente dobra a aposta para tirá-lo do fogo cruzado da CPI.

» Seca. A presidente da Agência Nacional de Águas, Christianne Dias, quer um patamar mínimo de armazenamento de água nas principais hidrelétricas do País, em torno de 15% da capacidade dos reservatórios.

» Seca 2. Ela tenta construir com parlamentares a proposta porque sabe da enorme resistência dos municípios ribeirinhos, cuja economia gira em torno da água desses reservatórios (irrigação, navegação, pesca, turismo, etc).

» Bina. Christianne Dias ligou, sem sucesso, para Rodrigo Pacheco (DEM-MG), presidente do Senado, muito ligado a Furnas.

» Lama. “Costumo dizer que vivemos a terceira tragédia da lama. Depois de Mariana e de Brumadinho, agora é a de Furnas”, diz o governador de Minas, Romeu Zema (Novo).

» Lama 2. Segundo Zema, “não é justo o Estado pagar essa conta sozinho”. O governador vê erros estratégicos no investimentos da Cemig em anos anteriores.

» Fila. Flávia Arruda (Secretaria de Governo) deverá tomar vacina contra a covid-19 nesta quarta-feira, 2, em Brasília. Com apenas 41 anos, a ministra tem pericardite crônica, comorbidade que a levou a ser internada duas vezes em Brasília e uma na UTI em São Paulo.

» Figa. Um vento de esperança bateu no PSDB-SP após a mais recente reunião da Executiva Nacional do partido. O modelo de voto igualitário para a realização das prévias, defendido por João Doria, vem ganhando adesões importantes.

» Figa 2. Apoiaram a proposta o vice-presidente Domingos Sávio, o tesoureiro Cesar Gontijo e as presidentes do PSDB Mulher e Tucanafro Yeda Crusius e Gabriela Cruz, respectivamente. O modelo pressupõe peso igual aos filiados.

» Vantagem? Segundo o TSE, São Paulo tem 1,3 milhão de filiados ao PSDB. Porém, quem conhece a máquina diz: esse número só existe nas caixas de sapato; nas prévias devem, na melhor hipótese, votar entre 10% e 15% desse total.

» Régua. Em 2018, por exemplo, foram 14.998 votos nos quatro pré-candidatos ao governo do Estado.

» Xi... Do governador Renato Casagrande (PSB-ES) sobre a Copa América no Brasil: “Momento inoportuno, mesmo que tenha todo o controle, é impossível evitar polêmica. Tudo está sendo politizado. Isso põe combustível na fogueira”.

Política

pt-br

2021-06-02T07:00:00.0000000Z

2021-06-02T07:00:00.0000000Z

https://digital.estadao.com.br/article/281694027703717

O Estado