O Estado de S. Paulo

Palmeiras busca fazer sua parte e ter ajuda do rival

Paulistão. Para garantir vaga nas quartas, Alviverde tem de bater a Ponte e torcer para o Corinthians tirar ponto do Novorizontino

RICARDO MAGATTI E TONI ASSIS, ESPECIAL PARA O ESTADO

Depois de estar bem perto da eliminação precoce no Campeonato Paulista Sicredi 2021, o Palmeiras chega hoje à última rodada da primeira fase com chance de classificação. Porém, não depende apenas de seus esforços e terá também de contar com o auxílio de seu maior rival, o Corinthians, para ir às quartas de final. O atual campeão precisa vencer a Ponte Preta em Campinas e torcer para o Alvinegro ao menos empatar com o Novorizontino na Neo Química Arena. Ambas as partidas, como todas as demais da rodada, começam às 16 horas.

Um empate esta tarde no Moisés Lucarelli pode até servir para o Alviverde, que tem 18 pontos e está em terceiro lugar no Grupo C, desde que o Novorizontino, com 19 pontos, perca do Corinthians. Nesse caso, a definição da vaga irá para o saldo de gols (atualmente o time do interior tem 6 contra 5 do Palmeiras) ou para o número de gols marcados (o Novorizontino fez um a mais, 16 a 15).

Mesmo com o aspecto decisivo da partida, o Palmeiras vai manter o planejamento contra a eliminada Ponte Preta e escalar basicamente jogadores considerados reservas, pois o foco principal é a Libertadores.

“Somos coerentes nas decisões. O treinador (Abel Ferreira) foi muito claro, devido ao calendário, sobre o que queria do Paulista. Nunca enganamos ninguém. Os jogadores de hoje estão preparados, confiamos neles e não vamos mudar. Não existem duas equipes, para nós são todos iguais”, avisou o auxiliar técnico João Martins.

É possível, porém, que alguns titulares sejam utilizados desde o início ou no decorrer do jogo. E Lucas Lima se recuperou de lesão na coxa direita e deve voltar após quase dois meses.

Já para o Corinthians o jogo com o Novorizontino pouco vale na prática. O time já está classificado e com a liderança do Grupo A garantida, pois tem 22 pontos contra 15 da Inter de Limeira. Mas o técnico Vagner Mancini lembrou o espírito vencedor do clube para afastar qualquer possibilidade de uma atuação desinteressada, embora vá poupar a maioria dos titulares.

“Teremos um jogo importante e queremos a vitória. O Corinthians vive de vitórias. E é importante que a gente estabeleça uma marca”, falou o treinador.

A partida também é uma oportunidade para Mancini aprimorar o novo esquema que a equipe vem utilizando, o 3-5-2. “Espero que a gente seja cada dia mais coeso. A mudança tática foi importante porque o time ficou diferente, mais agressivo, e ofensivamente tivemos um bom volume de jogo.”

O Novorizontino tenta garantir uma vaga que já esteve bem próxima. A derrota para o Guarani e o empate com o Botafogo eliminaram a gordura que a equipe tinha em relação ao Palmeiras e o desafio do time é mostrar que se recuperou do abalo. /

Esportes

pt-br

2021-05-09T07:00:00.0000000Z

2021-05-09T07:00:00.0000000Z

https://digital.estadao.com.br/article/282037625039266

O Estado