O Estado de S. Paulo

Hamilton chega à 100ª pole na Fórmula 1

Inglês alcança mais um recorde na categoria ao garantir a 1ª posição no grid de largada em Barcelona

O heptacampeão Lewis Hamilton segue fazendo história na Fórmula 1. Ontem, o inglês da Mercedes conquistou sua 100.ª pole position na categoria, no GP da Espanha. A corrida no circuito da Catalunha, em Barcelona, tem largada prevista para as 10 horas, com transmissão da Band. Depois de dominar os treinos, Max Verstappen, da Red Bull, ficou em segundo, com Valtteri Bottas, também da Mercedes, em terceiro.

Hamilton é o primeiro piloto a alcançar a marca centenária de poles na Fórmula 1. Recebeu cumprimentos dos concorrentes Bottas e Verstappen e cumprimentou todos os integrantes da equipe. E ganhou um troféu em formato de pneu pelo feito. “Estou muito feliz, muito grato, é como se fosse a primeira (pole)”, afirmou.

Para fazer história, porém, ele precisou modificar o carro ao longo da tomada de tempos, por não conseguir render como queria nas primeiras voltas do treino classificatório. Foi apenas o nono no Q1, por exemplo. “No Q3 eu estive bem, num fim de semana forte. Mas tivemos de fazer mudanças e estava preocupado como o carro ia reagir”, admitiu. “Percebi que melhorou. Eu pedi essa mudança, pois estava sempre atrás na classificação e precisava melhorar o ritmo.”

Com a humildade característica, dividiu o mérito das 100 poles com todos da equipe Mercedes. “Quando mudei de equipe em 2012, nunca imaginei que pudesse alcançar essa marca. Essas 100 poles vêm de todas as pessoas que trabalham na equipe, que me dão suporte. O carro estava lento, não fazia as curvas como eu queria, fui fazendo ajustes com eles e essa combinação foi melhorando. Nunca vou esquecer essa volta.”

Ele definiu a marca centenária como a realização de um sonho. “Eu nem consigo começar a descrever como me sinto. Agradeço à equipe e a todos na Mercedes por tudo que fizeram para nos ajudar a garantir esse marco incrível. Sinto-me muito humilde e muito grato. Parece que é minha primeira vitória de novo’’, escreveu em suas redes sociais.

Será a quinta vez que Hamilton larga na frente em Barcelona nos últimos anos. Foi assim ano passado, em 2016, 2017 e 2018. Bottas fez a pole em 2019, num domínio recente enorme da Mercedes na Espanha.

Apesar de ter largar em segundo depois da excelente performance nos treinos livres, Verstappen também comemorou seu resultado. “No Q3, foram voltas boas, mas errei um pouco na segunda volta, o vento mudou. Mas segundo para a gente foi muito bom. Agora, temos de fazer uma boa largada. Será uma grande corrida.”

A decepção do treino foram os carros da Aston Martin, que não largam entre os 10 primeiros. Lance Strolll é o 11.º no grid e Sebastian Vettel apenas o 13º. Apesar disso, o alemão se disse satisfeito com o desempenho do carro e acredita poder marcar pontos na prova de hoje.

Esportes

pt-br

2021-05-09T07:00:00.0000000Z

2021-05-09T07:00:00.0000000Z

https://digital.estadao.com.br/article/282029035104674

O Estado